A inovação procura soluções novas ou significativamente melhoradas ao nível de processos, produtos,
organização ou marketing que permitam às PME reforçar a sua posição competitiva e melhorar o seu
desempenho ou níveis de conhecimento, contribuindo positivamente para o crescimento económico.
Na temática devem ser contempladas abordagens com vista ao desenvolvimento de competências nas
áreas de gestão da inovação, métodos de estímulo à criatividade e design thinking, construção de
planos de inovação ou de desenvolvimento de novo produto/serviço ou negócio, numa lógica de
intraempreendedorismo e de partilha de experiências interempresarial.
O objetivo desta temática passa, além disso, por dotar as PME de conhecimentos financeiros e
ferramentas de gestão para avaliar o desempenho, tomar decisões que garantam a sustentabilidade a
longo prazo e promover o financiamento por capitais próprios através de medidas financeiras e fiscais.
Também se visa dotar os decisores da empresa de competências e ferramentas técnicas de apoio à
diversas disciplinas que compõem a gestão de topo, seja no planeamento estratégico,
desenvolvimento de modelos económicos, ferramentas de apoio à decisão, técnicas de liderança.
No âmbito setorial agricultura, silvicultura e pecuária, incorpora também abordagens com enfoque no
desenvolvimento de competências nas áreas de gestão agrícola nomeadamente, práticas de gestão
para controlo das atividades agropecuárias, literacia financeira, marca-marketing e jovens agricultores
em processo de instalação para a renovação e melhoria na gestão das explorações.
No âmbito setorial do turismo pretende-se dotar o empresário de ferramentas de análise preditiva com
recurso a ferramentas tecnológicas modernizadas que lhe permitirão a divulgação e consequente
captação do turista na sua origem, seja ela nacional ou além-fronteira. Técnicas de estímulo à
criatividade, como o brainstorming, brainwriting, design thinking, entre outras, deverão ser abordadas
e incentivadas.
