digitalização e transação digital

Pretende-se com esta temática que as PME, através da adoção de novas tecnologias digitais e
processos associados à Indústria 5.0, que permitam mudanças disruptivas nos seus modelos de
negócio, se tornem mais eficientes, melhorando a produtividade e reduzindo custos económicos e de
contexto, o que implica, também, uma mudança de mentalidade e cultura corporativa, nomeadamente
na relação entre cliente e fornecedor.

Nesta temática poderão ser intervencionadas, entre outras, as áreas de sensibilização aos empresários
e trabalhadores para a importância digital e para a incorporação tecnológica nos modelos de negócio,
de desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, de
canais, produtos ou segmentos de cliente, de desenho, implementação ou otimização de plataformas
web.

Além disso, pretende-se desmistificar a utilização da inteligência artificial (IA) e sensibilizar para a
importância da qualidade dos dados, e de deterem um plano para a sua utilização, tendo em
consideração o potencial de transformação e inovação que as tecnologias de IA aportam ao negócio.

Visa, ainda, intervir na sensibilização de empresários e trabalhadores para a importância do digital,
bem como a sua incorporação tecnológica ao nível do marketing digital, e-commerce, ciências dos
dados, e todas as restantes áreas relevantes para a transformação digital das empresas, sem descurar
as questões relacionadas com a cibersegurança.

No âmbito setorial agricultura, silvicultura e pecuária, pretende-se ainda na temática qualificar os
agricultores para digitalizar toda a informação num caderno de campo único, substituindo os métodos
tradicionais, com vista à precisão, acessibilidade e sustentabilidade.

No âmbito setorial do turismo pretende-se capacitar empresas para uma digitalização dos processos
através da modernização e agilização, automatizando-os e adequando-os às novas exigências, numa
dinâmica de inclusão de sistemas online de IA (Chatbots) que facilitem a interação do turista com os
sistemas digitais da empresa.